No mês de outubro a Igreja evidencia sua missionariedade não deixando de enfatizar a santidade de seus servos. São Francisco de Assis é um dos Bem Aventurados celebrados neste mês que traz consigo muitas ocasiões de nos voltarmos para o Pai Criador.

Olhar para a pessoa de Francisco é olhar para alguém que se deixou encontrar por Jesus, de modo a ser transformado por Ele.

Conhecido por seu apreço à criação de Deus, a todos chamando de irmãos, ele é hoje um dos santos mais populares no mundo inteiro, tornando igualmente conhecido o seu testemunho de conversão na radicalidade em que decidiu viver o Evangelho.

As virtudes deste santo são, até hoje, “sinal de contradição”, mostrando que os planos de Deus não se conformam com o mundo, sobretudo nestes tempos marcados pelo consumismo desenfreado; encontrar pessoas que, ainda inspiradas pelo “jovem rico” de Assis, deixam tudo o que têm para se confiar, inteiramente, aos cuidados do Bom Mestre é, antes de tudo, encontrar sentido nas Palavras motivadoras de Jesus, que na simplicidade de quem sabe exatamente o que é necessário para cada um, convida a todos um total desprendimento de tudo àquilo que passa, prometendo-lhes Sua graça inesgotável.

Em suma, São Francisco teve a coragem de, em meio aos desafios de seu tempo, corresponder aos apelos que Deus fizera em seu coração, tornando-se livre para tudo quanto o Senhor lhe pedisse, ou mesmo ordenasse.

Que sua inteira disponibilidade ao serviço do Reino continue a ser sinal de Deus para todos quantos ouvem falar de seu nome. É o que a Casa da Paz tem reconhecido e anunciado.

São Francisco de Assis,
Rogai por nós!